sábado, 2 de abril de 2011

Players

Depois de definir o Hiface EVO como transporte, resolvi usar o mac mini como servidor de música, e para o mac 90% dos programas são pagos. Testei alguns programas todos na versão trial para decidir qual seria o melhor e porque.


Os escolhidos foram Amarra, o Pure Music, e o Fidelia.

O Fidelia, tem uma skin que lembra um player de mesa, interface própria para tocar as músicas, vamos ao som. O som me pareceu estranho, essa é a melhor definição, porque parecia que tinha um ganho nas altas como se tivesse um ganho de uns 10dB a partir dos 2KHz até os extremos. O som é rico em detalhes e ao mesmo tempo analítico, ao meu ver descaracterizou diversos instrumentos inclusive a voz feminina.

O Pure Music usa a interface do ITunes, com um programa para adicionar músicas em flac, e tem a possibilidade de se tocar e fazer upsample até 24bits/192KHz, depois comento sobre o upsample. O som realmente é muito aconchegante ótimo palco, textura musical oque mais me soou correto até o momento.

O Amarra, puxei a versão do mini, porque queria analisar oque pretendia comprar, esse é o mais caro dos três, e aceita músicas até 24bits/96K, usa a interface do iTunes, com algumas modificações, depois disso deve selecionar as músicas para tocar, achei meio complicado. O som é muito parecido com do Pure Music, porém existe uma diferenca apenas no palco, me pareceu mais amplo, mais profundo e largo, essas foram oque achei, o resto me parece idêntico ao Pure Music.

Porque essas diferenças para uma mesma plataforma e para a mesma finalidade? A resposta esta em alguns fóruns, mas basicamente esta em como o programa faz para ler os arquivos e como trata os bits. Porisso o audio digital não é apenas zero e um.

Estou ainda na versão trial dos programas, nos últimos dias, porém irei comprar o Pure Music, porque gostei da interface, o iTunes, e adorei o som.

Agora sobre o upsample, sinceramente não gostei de fazer os upsamples das músicas, meu dac aceita até 32bits/192K, experimentei diversas músicas primeiramente nativos, depois fazendo o upsample, inicialmente parece realmente aumentar os detalhes, porém o som se torna extremamente frontal, e planificado, perdendo diversas nuances, porém tocando-se a mesma música nativa em 24/44 e 24/96 as diferenças aumentam. Portanto a escolha do Pure Music não foi por fazer upsample.