Capacitores Eletrolíticos

Nichicon MUSE FG
A série MUSE da Nichicon, tem um preço de mercado interessante, não chega a ser caro e tem um preço atrativo, principalmente pelo que pode lhe proporcionar nas modificações ou desenvolvimentos. Este capacitor em questão é musical, tem um grave mais acentuado que os medios e os agudos, gosto muito de usa-los no desacoplamento.

Nichicon Muse KZ
Este e um dos meus preferidos, ótimo nas fontes tanto desreguladas quanto nas reguladas, tanto na fonte quanto desacoplamento, possui uma certa coloração nos graves e agudos dando uma impressão de um certo loud nas musicas. Ótima extensão dos agudos, tem um certo tempo de burn-in.

Nichicon KG
Ao meu um dos melhores na parte de alimentação, porem são enormes muito grandes e normalmente não cabem em modificações. Som musical e muito aberto.

Nichicon PL
Gostei deles apenas em fontes chaveadas, não gera coloração mas tem se um ganho no corpo musical

Panasonic FC
Esse e um capacitor muito comentado lá fora, nao gera coloração, ótimo na parte de alimentação devido ao seu baixissimo ESR, mas na parte de desacoplamento não é meu preferido, são sem graça.

Rubycon ZA, ZL
Outro capacitor muito reconhecido, eles tem segundo data sheet um baixo ESL, talvez porisso prefira eles mais no bypass dos operacionais de rail a rail e nas fontes de circuitos digitais, casam bem também com fontes chaveadas.

Black Gate PK
Esse sinceramente, não vi nem percebi qualquer característica marcante, porque usei apenas como acoplamento ainda.

Black Gate FK
Esse aqui realmente e um caso a parte, tem uma coloração em todo espectro de frequência, deixando o sistema mais musical, mais detalhado, arejado e dinâmico, ótima extensão de palco, meu preferido dentro todos no desacoplamento da parte analógica.

Black Gate NX
Estou testando ainda esses, apenas como desacoplamento por enquanto, me lembram a linha FK, me soa mais aberto, porem com menos coloração.

Wima MKP
Esse capacitor normalmente é usado como bypass em circuitos e bypassem xovers passivos, particularmente achei q esse capacitor gerou uma coloração, deixando os agudos metalizados, gosto de usar eles na alimentação e na parte AC.

Stryroflex
Outro dos capacitores preferidos, não gera coloração não muda o palco, aumenta a extensão dos agudos mas usados em excesso em certas regiões começa a sibilar, gosto de usar normalmente em bypass dos ampops com mpp ou wima, evite usa-los na parte de entrada.

Tantalo
Esse capacitor, particularmente não sou fan, geralmente usado no bypass dos ampops, realmente parece q se tem uma melhora, extensão e detalhamento porém seca o som de uma forma ruim. Nas fontes digitais se comporta melhor mas para tal função tem os sannyo.

Sannyo WG
ótimo capacitores para circuitos digitais, normalmente usado na parte de alimentação devido a alta capacitancia.

Sannyo Oscon
Capacitor com baixa ESR, quando fala-se de circuitos digitais não penso duas vezes ja uso logo de cara eles. Produz um som diriamos, mais dinamico, vivo, tridimensional.


Elna cerafine
Muitos adoram esse capacitor, eu sou um pouco contra, digo um gosto pessoal, levanta bem os médios, mas aos meus ouvidos secam absurdamente os graves.



Elna silmic II
Um dos meus preferidos, usado na alimentação no desacoplamento, onde for, extremamente musical, tem um otimo corpo, preserva primordialmente os médios. Normalmente uso ele com os MUSE KZ, pra compensar o efeito loud do mesmo.




Essa é alguma contribuição minha nessa minha aventura no mundo DIY, não existe o melhor capacitor, tudo depende do espaço disponivel para aloca-los e uma combinação deles, para atingir o efeito desejado. Por exemplo, se não me engano o whisky, são misturas de blends que proporcionam aroma e paladar, o mesmo ocorre com os capacitores. Uma teoria minha em audio, tirando a parte da energia AC, e levando em conta apenas transporte, amplificação, caixas e cabos, a parte do transporte corresponde a praticamente 60% do som, os 40% restantes correspondem a amplificação cabos e caixas. Os mods são mais evidentes na parte do transporte e no estagio de entrada do amplificador.